A IGREJA

Organização da Igreja Católica

Sumo Pontífice - Papa Bento XVI (José Ratzinger)

Papa Bento XVI (em latim Benedictus PP. XVI, em italiano Benedetto XVI), nascido Joseph Alois Ratzinger, (Marktl am Inn, Baviera, 16 de abril de 1927) é o Papa desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito como o 265º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sendo o actual Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana. Foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005 que terminou no dia 19 de Abril.
Domina pelo menos seis idiomas (
alemão, italiano, francês, latim, inglês e castelhano), ademais lê o grego antigo e o hebraico. É membro de várias academias científicas da Europa como a francesa Académie des sciences morales et politiques e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, entre elas da Universidade de Navarra, é também cidadão honorário das comunidades de Pentling (1987), Marktl (1997), Traunstein (2006) e Ratisbona (2006).
É pianista e tem preferências por
Mozart e Bach. É o sexto e talvez o sétimo (segundo a procedência de Estêvão VIII, de quem não se sabe se nasceu em Roma ou na Alemanha) papa alemão desde Vítor II e, nos seus 80 anos, tem a idade máxima para ser cardeal eleitor. Em abril de 2005 foi incluído pela revista Time como sendo uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
O último papa com este nome foi Bento XV, que esteve no cargo de 1914 a 1922, foi o Papa durante a Primeira Guerra Mundial. Ratzinger é o primeiro decano do Colégio Cardinalício eleito Papa desde Paulo IV em 1555 e o primeiro cardeal-bispo eleito Papa desde Pio VIII em 1829.

Núncio Apóstólico no Brasil - Dom Lorenzo Baldisseri

Dom Lorenzo Baldisseri (San Pietro in Campo, 29 de setembro de 1940) é um bispo católico pertencente ao serviço diplomático da Santa Sé, é o núncio apostólico no Brasil, desde 2002. É Arcebispo Titular de Diocletiana e pianista.
Dom Lorenzo foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1963, em Pisa, pelas mãos de Dom Ugo Camozzo, arcebispo de Pisa.
No período de 1970 a 1973 faz sua formação jurídica e diplomática na Pontifícia Universidade Lateranense, na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesiástica. Iniciou sua atuação no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1973, na Guatemala, com o núncio Dom Emanuele Gerada. Trabalhou nas nunciaturas apostólicas da Guatemala, El Salvador e Japão.
No Brasil esteve no período de 1980 a 1982, com o núncio Dom Carmine Rocco, depois foi para o Paraguai, França, Zimbabue e Moçambique. Em janeiro de 1991 é encarregado de uma missão especial no Haiti. No dia 6 de janeiro de 1992 é nomeado Núncio Apostólico no Haiti.
O Papa João Paulo II o nomeou arcebispo titular de Diocletiana, no dia 15 de janeiro de 1992. Dom Lorenzo recebeu a ordenação episcopal no dia 7 de março de 1992, em Pisa, das mãos de Dom Angelo Cardeal Sodano, Secretário de Estado da Santa Sé, Dom Justin Francis Cardeal Rigali, secretário da Sagrada Congregação para os Bispos, e Dom Alessandro Plotti, Arcebispo de Pisa.
Dom Baldisseri foi núncio apostólico no Haiti (1992 – 1995), no Paraguai (1995 – 1999), na Índia e Nepal (1999 – 2002). Foi nomeado núncio no Brasil no dia 12 de novembro de 2002, sucedendo a Dom Alfio Rapisarda.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB

Presidente: Dom Geraldo Lyrio Rocha
Vice-Presidente: Dom Luiz Doares Vieira
Secretário-Geral: Dom Dimas Lara Barbosa

CNBB - Regional NE II

Presidente: Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, OCarm
Vice-Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha
Secretário: Dom Genival Saraiva de França
Secretário Executivo: Pe. José Albérico Bezerra de Almeida

2 comentários:

Unknown disse...

pf presiso saber se meu marido foi batizado nesse igreja

Unknown disse...

Meu pai foi batizado nesta diocese ,eu gostaria de saber o endereço dele que consta no aquivo ai da Igreja,pois aqui no batistério diz apenas residente em CARUARU.O Pároco da época foi João Bosco Cabral,fico no aguardo se possível de um contato URGENTE. MEU EMAIL PARA CONTATO aricledjaelias34@hotmail.com